quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Futsal- Vamos Estudar nº4

1 – O guarda-redes depois de executar um pontapé de linha lateral volta a jogar a bola a segunda vez, esta infracção poderá contar para as faltas acumuladas? Justifica.
R: Sim, caso o guarda-redes tenha jogado a bola com as mãos fora da sua área de grande penalidade. Se a infracção for cometida dentro da sua área de grande penalidade será o guarda-redes punido com um pontapé livre indirecto.

2 – Quem determina que um golo foi marcado antes, ao mesmo tempo ou depois do sinal acústico ter sido dado no final de um dos períodos do jogo?
R: O árbitro. Se ocorrer uma infracção que resulte de um pontapé livra sem barreira, um pontapé da segunda marca de grande penalidade ou um pontapé de grande penalidade, o árbitro tem de decidir se o incidente ocorreu antes, ao mesmo tempo ou depois do sinal acústico.

3 – Uma equipa apresenta os 5 jogadores que irão proceder à execução dos pontapés da marca de grande penalidade. Dos 5 jogadores 3 deles são guarda-redes. Podem estes participar nos pontapés da marca de grande penalidade?
R: Sim, os 3 guarda-redes podem executar os pontapés, qualquer jogador inscrito na ficha técnica está habilitado a executar pontapés da marca de grande penalidade.

4 – Um jogador levantou a sua camisola interior, tendo o árbitro verificado que na mesma estava escrito “Deus está comigo”. O que deve fazer o árbitro?
R: O árbitro participará o facto à Comissão Organizadora da competição, através do relatório do jogo.

5 – O árbitro interrompe o jogo porque se apercebe que um jogador está a jogar com um fio (jóia) ao pescoço. Como e onde recomeça o jogo?
R: O jogo recomeça com um lançamento de bola ao solo executado no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção, salvo as circunstâncias particulares da lei 8. (O árbitro não deveria ter interrompido o jogo).

6 – Uma equipa comete a 5ª falta acumulada. Como proceder o 3º árbitro (se houver) e o cronometrista?
R: Devem alertar os árbitros com um sinal acústico, para que os árbitros possam por sua vez informar a equipa que cometeu a infracção, salvo se os árbitros aplicarem a lei da vantagem, fazendo o respectivo sinal, e nesse caso, devem fazer soar o sinal acústico após a bola estar fora de jogo. Para além disso, devem colocar o sinal das 5 faltas acumuladas na mesa do cronometrista do lado onde a equipa infractora defende, logo que a falta seja sancionada, ou logo que os árbitros tenham feito o sinal de aplicação d lei da vantagem na sequência da falta acumulada.

7 – Um guarda-redes utiliza dentro da sua área de grande penalidade, com o jogo a decorrer contra o adversário, linguagem ofensiva, injuriosa ou grosseira. Como deve proceder o árbitro?
R: Deve interromper o jogo, expulsar o guarda-redes e punir a equipa do infractor com um pontapé livre indirecto em cima da linha da área de grande penalidade no ponto mais próximo onde a falta foi cometida.

8 – São onze as faltas punidas com um pontapé livre directo. Indique as quatro que não são cometidas por negligência, imprudência ou excesso de combatividade.
R: As quatro faltas punidas com um pontapé livre directo não inseridas em negligência, imprudência ou excesso de combatividade são:
• Agarrar um adversário;
• Cuspir sobre um adversário;
• Atirar-se deslizando no solo para tentar jogar a bola, quando está a ser jogada ou vai ser jogada por um adversário (tackle deslizante), excepto o guarda-redes dentro da sua área de grande penalidade e desde que não jogue de forma negligente, com imprudência ou excesso de combatividade.
• Tocar deliberadamente a bola com as mãos, excepto o guarda-redes dentro da sua área de grande penalidade.

9 – Um pontapé livre foi executado de forma rápida. Um adversário que se encontrava a menos de cinco metros da bola intercepta-a, uma vez que não teve tempo para se posicionar à distância regulamentar. Como devem agir os árbitros? R: Deverão deixar prosseguir o jogo.

10 – Segundo a lei, todos os pontapés livres são executados no local da infracção. Descreva três situações em que essa regra não se cumpre.
R: três faltas que não são punidas no local da infracção:
• Infracção para pontapé livre directo cometida por um jogador dentro da sua área de grande penalidade.
• Quando a falta acontece para trás da linha imaginária da marca dos 10 metros.
• Quando a execução de um pontapé livre indirecto contra a equipa defensora, tendo a falta ocorrido dentro da área de grande penalidade do infractor.
• Ainda é possível outra situação, mas por opção, não sendo, por isso, obrigatória, ou seja, pontapé livre directo sem barreira.

Nota: Correcção não oficial

0 comentários: